A calcinha menstrual, também conhecida como calcinha absorvente, é própria para o período menstrual e tem tido cada vez mais adeptas.
Para absorver o sangue são costuradas diferentes camadas de tecido, cada uma com a sua função, seja absorver, reter, eliminar o odor ou até diminuir a quantidade de bactérias.
É uma junção de conforto e tecnologia. As marcas geralmente tem o cuidado de fazer modelos diferentes, para todos os corpos e gostos. Lógico que há uma limitação, a calcinha não pode ser pequena demais, já que ela precisa ter superfície para absorver o sangue menstrual.
Mas nem só para a menstruação as mulheres usam a calcinha menstrual. Algumas mulheres com incontinência urinária encontraram nesse tipo de calcinha uma forma de se manterem sempre secas e confortáveis. Mulheres em pós-parto imediato também tem aderido à novidade.
O maior problema é o valor, não é um produto barato, mas se levarmos em conta a quantidade de absorventes descartáveis que utilizamos, em alguns ciclos compensa fazer o investimento.
É preciso ter cuidados especiais para lavar e cada fabricante tem suas recomendações, mas no geral elas podem ser colocadas na máquina, o que facilita muito a vida, né?
A duração da calcinha depende do tanto que se usa e de como ela é lavada, mas elas são feitas para durar bastante.
Você já teve experiência a calcinha menstrual? Como foi?
Texto: Patrícia Broda Guim para Fertilidade Positiva