A Percepção da Fertilidade consiste em ferramentas e métodos de observação do corpo humano e seus sinais para determinar as fases do ciclo menstrual.
Existe uma grande variedade de maneiras de se observar o ciclo, algumas mais eficientes, outras menos.
Elas podem ser usadas individualmente ou combinadas.
Muco – é um dos mais conhecidos e difundidos. A mulher faz diariamente a observação do muco cervical.
Colo do útero – Esse método consiste, por meio do toque do colo do útero, a análise da altura, consistência e abertura. Dando pistas sobre a fase do ciclo.
Temperatura basal – Termômetro e gráfico são seus melhores amigos. A mulher afere a temperatura e anota diariamente, formando um gráfico de temperaturas. É possível confirmar a ovulação.
Teste de LH – É um teste de urina, vendido em farmácias (muito similar ao teste de gravidez) que indica o pico de LH, evento importante para a ovulação ocorrer.
Ferning Test/ Teste da Saliva – Pouco conhecido e pouco utilizado. Consiste na avaliação de cristais na saliva da mulher para determinar as variações no organismo.
Essas ferramentas podem ser aliadas e isso levam aos métodos mistos, que são bem mais confiáveis. Parece difícil, né? Mas não é! Vou te ajudar a entender cada ferramenta.
Lembrando que existe uma variedade grande e eu abordarei aqui apenas aqueles que fui/sou usuária e que estudei como funcionam.
Texto: Patricia Guim para @fertilidadepositiva
1 Comentário