Uma coisa que é muito difundida (e errada) é que a ovulação acontece no meio do ciclo. Logo, uma mulher com 28 dias de ciclo ovularia no décimo quarto. Uma mulher com 34 dias de ciclo ovularia no décimo sétimo e assim em diante. Foi assim que você aprendeu na escola?
Já expliquei que esse é um dos motivos que aplicativos que “prevêem”a ovulação são furada, né?
Então vamos ao correto:
Podemos dividir o ciclo do ovário em três fases. A folicular, ovulação e fase lútea.
A fase folicular é aquela em que os folículos crescem. A ovulação ocorre no momento em que esse folículo rompe e libera o óvulo. E a fase lútea é a em que o folículo rompido se transforma e se mantém como corpo lúteo.
O que acontece é que a fase lútea varia muito pouco, já que o corpo lúteo tem uma duração limitada quando a gravidez não ocorre. É improvável que o corpo lúteo dure mais que 16 dias, geralmente ele dura 14 (tirando casos especiais). Já a fase folicular, que é o período que os folículos se desenvolvem, pode ser muito variável.
Vou exemplificar: Uma mulher com ciclo de 28 dias. Se ela menstruou no vigésimo oitavo dia, isso significa, em tese, que ela ovulou 14 dias antes. Para essa mulher, a ovulação deve ter sido sim perto do décimo quarto dia do ciclo, ou seja, para essa mulher, a conta de dividir faria sentido, e eu acho que é daí que surgiu o mito da ovulação no meio do ciclo.
Agora vejamos uma mulher com 40 dias de ciclo. Se ela menstruou 14 dias depois da ovulação, pois é isso que um corpo lúteo dura, ela terá ovulado no vigésimo sexto dia do ciclo!!!! Perceba a diferença!
Já para uma mulher com 22 dias de ciclo, provavelmente ela terá ovulado no oitavo dia do ciclo, e não no décimo segundo e muito menos no décimo quarto!!!! Entendem a importância disso quando se quer evitar uma gestação? Percebem como é importante para quem quer engravidar poder planejar o melhor momento para ter relações sexuais? Ficou claro como não é possível “prever” uma ovulação contando dias?
Texto: Patricia Guim para @fertilidadepositiva