O óvulo

O óvulo

Esse é o óvulo e embrião mais lindo que você verá em toda a sua vida 😍! É o meu filho! 🤣 Esse vídeo é do meu arquivo pessoal e é uma das melhores lembranças que tenho. E ele nem estava no meu útero ainda!

Bom, mas vamos falar sobre o óvulo?

Durante toda sua vida, você ouviu que óvulo era o gameta feminino que juntamente com o gameta masculino dava origem a um zigoto e assim nascia o processo da reprodução sexuada.

Mas, você já parou pra pensar como o óvulo é formado no corpo da mulher ou como você já nasce com óvulos contados? Não, né?

Primeiro de tudo: você sabe quando um óvulo começa a surgir? Esse processo começa dentro dos seus ovários desde o momento da concepção! A mulher, quando ainda está dentro da barriga de sua mãe, carrega no seu ovário cerca de 2 milhões de ovócitos, que ficam inertes até que as mudanças hormonais aconteçam. Desses milhões de ovócitos, são formados os ovócitos secundários, ou seja, óvulos, que são liberados todos os meses, buscando fertilização. No entanto, após chegar a puberdade, esse número cai para 300.000 e só 400/500, serão liberados para serem fecundados.

Ou seja, o tempo urge, pra nós mulheres. E, sabe qual a função do óvulo? Simples: ser fertilizado e formar um embrião que vai se dividindo e modificando, até formar um bebê. Importante ressaltar que o óvulo contém as informações genéticas da mãe e o espermatozóide contém as informações genéticas do pai. Essa pequenina, porém imensa célula, tem o tamanho aproximado de 0,1 mm e, em algumas espécies, podemos ver até a olho nu.

Você já tinha visto o vídeo de um óvulo humano? Já tinha visto essa divisão celular? Não é lindo?

Texto: Joanna Torres e Patricia Guim para @fertilidadepositiva

Deixe um comentário