O que o cérebro tem a ver com o ciclo menstrual? TUDO!
O LH (Hormônio Luteinizante) e o FSH (Hormônio Folículo Estimulante) são dois dos principais hormônios envolvidos no ciclo menstrual. Ambos são produzidos na hipófise, localizada no cérebro.
São os picos de LH e FSH que “fazem com que a ovulação ocorra”. Isso inclui o crescimento e o amadurecimento dos folículos. Além da ovulação em si, que é o rompimento do folículo e a liberação do óvulo.
No início do ciclo menstrual o FSH e o LH são liberados em pouca quantidade. Pouco antes da ovulação acontece um aumento brusco desses hormônios, fazendo com que o folículo se rompa. Logo em seguida as taxas desses dois hormônios caem.
Muitas mulheres usam os testes de LH (urina – vendido em farmácias) para prever o melhor momento para se ter relações sexuais, já que esse hormônio é liberado pouco antes da ovulação.
Por isso é importante fazer exames de LH e FSH no início do ciclo menstrual.
O LH e o FSH também se relacionam com o estrogênio, mas vamos um passo de cada vez, né?
PS: Mulheres que passam pelo congelamento de óvulos, FIV, entre outros procedimentos de reprodução e preservação da fertilidade, usam a forma sintética desses hormônios para estimular os ovários a produzir mais folículos.
Texto: Patricia Guim para @fertilidadepositiva