O que é a contagem de folículos?
A avaliação da reserva ovariana tem surgido como ferramenta de análise, aconselhamento e decisão para as mulheres que não desejam engravidar em um futuro próximo. Ela também pode ser usada como método de diagnóstico e parte dos exames pré-tratamento para aquelas que já estão tendo dificuldade para engravidar.

A ecografia e os exames hormonais são instrumentos que se correlacionam com a reserva ovariana, e apesar de existir uma porcentagem de erro na análise, é uma maneira considerada válida para predizer a capacidade reprodutiva de uma mulher.
A diminuição da reserva ovariana resulta em um processo de declínio da fertilidade associado tanto à diminuição de folículos dos ovários, quanto à diminuição da qualidade dos óvulos.
A ecografia para contagem de folículos deve ser realizada no início do ciclo, entre o segundo e quinto dia. É um exame rápido e indolor, em que o médico irá contar quantos folículos ele observa dentro dos ovários. Valores maiores que 10 são considerados satisfatórios.
Apesar da idade não prever de forma confiável a capacidade reprodutiva e reserva variar de forma significativa entre mulheres da mesma idade, no geral, quanto mais velha a mulher menor a contagem de folículos.
Você já realizou esse exame? Sabia da existência dele?
Eu sei que possuo baixa reserva, pois nas minhas contagens de folículos só somos capazes de visualizar 3 ou 4 (e eu só possuo um ovário). Isso repercutiu na minha indução para a FIV, não produzi muitos óvulos, logo não tive muitos embriões.
Texto: Patricia Guim para @fertilidadepositiva