Muitas mulheres sofrem com a acne e grande parte delas nota o aumento das espinhas pouco antes ou durante a menstruação. Até parece que faz parte do “combo” da TPM, né?
Mulheres com Síndrome dos Ovários Policísticos tendem a sofrer mais com a acne por causa do desbalanço hormonal e do aumento dos níveis dos hormônios androgênicos, nesse caso é necessária uma abordagem multidisciplinar para tratar o problema.
Apesar de várias mulheres usarem hormônios com o objetivo de controlar a acne – o que de fato funciona para muitas delas, quando a mulher deixa o anticoncepcional a acne volta. Por isso é importante tratar o motivo da acne. O ideal é procurar um dermatologista que possa, além de encontrar a causa a ser tratada, indicar produtos tópicos e outros medicamentos caso seja necessário. Muitas vezes a acne está relacionada com a alimentação e estilo de vida. Ou seja, em alguns casos é preciso procurar ajuda de diferentes especialidades para tratá-la. Dermatologista, nutricionista, endocrinologista geralmente são os mais indicados, pois apesar da acne parecer ser um problema apenas tópico, ela é geralmente multifatorial.
Para quem parou a pílula recentemente e a acne voltou: Calma. Vai passar. Geralmente em alguns meses a acne diminui novamente. Se não diminuir ou estiver te incomodando muito, procure tratamento.
Você teve problemas com a acne? Como você resolveu? Você nota a relação entre a acne e o ciclo menstrual? Você tomou anticoncepcionais com o objetivo de tratar a acne?
Texto: Patrícia Guim para @fertilidadepositiva