Assim como não há uma dieta para todas as pessoas, não há um remédio bom para todos os casos, também não existe uma suplementação quer sirva para todas as mulheres.
Apesar da suplementação bem feita ser importante quando necessária, se mal feita pode trazer riscos à saúde.
Muitas vezes as mulheres que desejam engravidar caem na tentação de tomar algo “natural” para aumentar as chances de gravidez. Mulheres com endometriose e síndrome dos ovários policísticos também são mais propensas a tomar suplementos para ajudar em suas condições.
Existem diversas páginas em redes sociais que vendem suplementos das mais diversas naturezas. Mas esses sites não são capazes de saber como estão seus hormônios, como está o seu ciclo e o que realmente te faria bem (ou mal). Se você precisa de suplementos vitamínicos, um nutricionista pode te prescrever uma dieta que supra essa necessidade ou realmente suplementar de forma adequada.
Se você quer fazer um tratamento com fitoterápicos, você precisa procurar um fitoterapeuta. Cuidado com “coquetéis de suplementos”, alguns não podem ser tomados juntos. E se algum profissional te passar uma lista imensa de suplementos (principalmente que devem ser manipulados em determinadas farmácias), desconfie.
Lembre-se de que não é por que é natural que não possa fazer mal. Alguns compostos podem causar danos grandes às mulheres. Muitos suplementos que popularizaram nos últimos anos foram retirados de circulação pela ANVISA devido irregularidades no registro, porém continuam sendo comercializados virtualmente. Isso não só é uma infração sanitária como um crime contra a saúde pública. A ANVISA também proibiu propagandas enganosas que garantiam propriedades terapêuticas de alguns suplementos naturais.
Infelizmente vejo muitas mulheres usando suplementos sem nenhuma prescrição e sem acompanhamento. Encarem esse assunto com seriedade. Suplementação não é simples, não é sem riscos. Já vi mulheres que após tomar suplementos sem indicação e acompanhamento tiveram piora na endometriose, que passaram a ter mais cistos ovarianos ou que não tinham tido ciclos anovulatórios passaram a tê-los com frequência.
Por outro lado, uma suplementação adequada pode te trazer maior qualidade de vida. Desconfie principalmente de fórmulas milagrosas, naturais, sem riscos e que “qualquer pessoa pode tomar”. Se for comentar nesse post, por favor não cite nome de suplementos ou medicações para evitarmos que as pessoas usem sem prescrição.
Texto: Patrícia Guim para @fertilidadepositiva