Quando eu menstruei pela primeira vez…

Quando menstruei pela primeira vez

A minha primeira menstruação veio durante um passeio do colégio. Eu lembro que ainda no ônibus indo para o local eu comecei a sentir uma “dor de barriga”. Era uma dor bastante chata, mas eu não queria perder a visita então não disse nada para os professores que nos acompanhavam. Chegamos aos Correios e o passeio começou. Minha dor de barriga começou a ficar pior e era difícil caminhar. Pensei que eu fosse ter um piriri daqueles, bateu o medo, o desespero, mas não falei nada.

Resolvi ir ao banheiro para ver se melhorava. Chegando lá nada de piriri, mas tinha algo marrom na calcinha. Não entendi direito o que era aquilo. Não tinha cheiro nenhum, parecia uma borra de café. Lembro que limpei, coloquei um papel higiênico e segui o passeio sem falar sobre isso com ninguém, agi como se nada tivesse acontecido apesar de eu ter ficado bastante confusa.


Voltamos para a escola e de lá fui pra casa. Quando cheguei em casa e fui trocar de roupa vi que o papel que eu tinha colocado estava vermelho. Foi aí que entendi o que tinha acontecido.

Chamei a minha mãe e falei pra ela. Ela pegou um absorvente e me ensinou a colocar na calcinha. Lembro de quão desconfortável foi aquele negócio do meio das pernas!

Eu fui uma das primeiras das minhas colegas a menstruar. E por muito tempo isso foi um tabu. A gente escondia absorventes na hora de ir ao banheiro. Até hoje tento entender o motivo da vergonha.

Apesar de nas perguntas da semana passada a maioria respondeu que se sente confortável ao falar sobre o assunto, algumas pessoas disseram ainda ser uma dificuldade.

Quanto a se sentir confortável com o próprio sangue e secreções, uma parcela maior disse não se sentir confortável.

E um dos principais objetivos deste canal é desmistificar e naturalizar o assunto.

Me conta a sua história? Como foi a sua primeira menstruação? Pra quem você contou? Como você se sentiu? Você acha que poderia ter sido diferente?

Texto: Patricia Guim para @fertilidadepositiva

Deixe um comentário