O maior desafio da Percepção da Fertilidade é manter a constância durante as observações e seguir as regras do método escolhido, principalmente se o objetivo for a contracepção.
Lógico que há um período de adaptação como em qualquer método que você escolher, nesse caso o período de adaptação compreende o estudo da técnica e o conhecimento do funcionamento do seu próprio corpo, além do reconhecimento dos seus padrões.
A prática da Percepção da Fertilidade é algo que realmente depende mais da sua vontade e seu empenho do que da sua adaptação passiva do seu corpo como acontece no caso de uma pílula anticoncepcional ou um DIU, por exemplo.
Se o objetivo for a concepção a adaptação é mais fácil já que as regras são bem mais flexíveis. Nesse caso o maior desafio é lidar com os efeitos pós-pílula para quem parou recentemente. Para quem quer usar como método contraceptivo é importante procurar ajuda para aprender corretamente, pois o uso incorreto aumenta as chances de uma gravidez indesejada.
A grosso modo todas as pessoas que possuem útero (pessoas trans também podem), tem ciclos menstruais (mulheres na menopausa e mulheres antes da menarca não podem fazer uso do método, por exemplo) e não usam contraceptivos hormonais, podem se beneficiar da Percepção da Fertilidade.
Lembrando que a Percepção da Fertilidade serve como método contraceptivo, serve para aumentar as chances de gravidez e serve para observar sua saúde em geral.
Seja qual for o seu objetivo é bem importante escolher um método com o qual você se sinta confortável. Existem várias instrutoras/casais instrutores de diversos métodos que podem te ajudar dependendo do que você procura. Se seu objetivo for contracepção é ainda mais importante que você procure alguém para te ensinar o método que você escolheu, pois assim você minimiza os riscos de uma gravidez indesejada.
Texto: Patrícia Guim para @fertilidadepositiva