Você sabe qual a diferença entre Planejamento Familiar Natural (Natural Family Planning – NFP) e Métodos de Percepção da Fertilidade (Fertility Awareness Methods – FAM)?
O Planejamento Familiar Natural surgiu dentro da igreja e ainda possui caráter religioso, então sugere abstinência como método contraceptivo para quem não deseja engravidar.
Esses métodos contra-indicam qualquer contraceptivo de barreira como camisinha, diafragma e DIU, bem como métodos hormonais como a pílula anticoncepcional e o implante hormonal.
Já os Métodos Seculares de Percepção da Fertilidade são abertos à outras formas de contracepção. De toda maneira, a maioria dos métodos seculares falam sobre os riscos de se manter relações sexuais durante o período fértil, mesmo que com proteção. Pois se a proteção falhar será logo no momento mais propício para uma gestação ocorrer. Nesse caso é indicado uma dupla barreira como camisinha e diafragma. Ou então camisinha e coito interrompido.
Por outro lado, a taxa de falha foi baixa se assemelhando muito à abstinência, talvez isso se deva ao fato de que as pessoas que optam por usar outro método durante o período fértil procuram saber realmente a maneira mais adequada de uso, diminuindo assim as chances de erro.
É importante ressaltar que o uso da camisinha pode alterar a secreção observada, então até que a mulher entenda como isso impacta ou não na sua análise, ela deverá redobrar os cuidados.
A monogamia é fortemente encorajada para quem usa a Percepção de Fertilidade (mesmo a Secular) como principal método contraceptivo já que nos dias não férteis não há uso de preservativo, não havendo assim, prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis.
Se você utiliza alguma forma natural de contracepção? Por que você buscou esse tipo de método?
Texto: Patrícia Guim para @fertilidadepositiva