Para as mulheres que desejam evitar uma gestação é vital saber quando ela está potencialmente fértil para não ter relações sexuais ou para usar algum método de barreira.
De forma muito simplificada, a mulher que deseja evitar uma gestação não deve ter relações sexuais desprotegidas nos dias de menstruação (fluxo forte ou médio) já que não é possível observar o muco. Os dias de fluxo fraco, se ela não costuma ter ciclos curtos, geralmente são dias liberados.
Além disso, na fase folicular (antes da ovulação) a mulher não deve ter relações sexuais enquanto observar qualquer tipo de muco, pois a transição de um muco de menor qualidade para o de maior qualidade pode se dar no mesmo dia, havendo assim chance de gravidez e nesse caso todo muco deve ser considerado potencialmente fértil.
Se o casal não irá usar nenhum método de barreira durante, eles deverão alternar os dias sexo durante para que haja tempo de eliminar o fluido seminal e poder fazer a observação do muco novamente.
Nos dias em que a mulher observa o muco elástico e o teste de LH positivo (caso ela decida fazer) ela deve evitar relações sexuais, pois são os dias de maior chance de gestação.
Após a confirmação da ovulação, seja pela regressão do muco ou pela temperatura basal, a mulher pode considerar seguro voltar a ter relações sexuais passados 3 dias. (é importante ressaltar que a mulher precisa ter domínio do método que utiliza para tornar isso realmente seguro)
Nesse processo é muito importante saber diferenciar os tipos de secreção. Alguns métodos frisam que só é seguro ter relações sexuais no período seco, mas muitas mulheres não vivenciam essa ausência total de secreção, o que pode confundir um pouco a análise, por isso é interessante que a mulher aprenda a Percepção da Fertilidade com alguma instrutora, assim a mulher terá mais segurança para fazer essas avaliações.
Texto: Patricia Guim para @fertilidadepositiva