A ultrassonografia

Ultrassonografia

O exame de imagem mais comum para avaliar o sistema reprodutor feminino é a ultrassonografia.

É um exame indolor, geralmente realizado em uma clínica de imagem. Por meio dele somos capazes de avaliar o endométrio, os ovários e visualizar alterações como malformações uterinas, miomas e cistos.

Podemos fazer a contagem de folículos (algo bem importante para uma investigação sobre fertilidade/infertilidade). Além disso, é possível avaliar o estágio do ciclo menstrual, identificando o corpo lúteo, por exemplo.

Eu considero um exame muito bom na questão custo X benefício. É indolor, não há contra indicações. Não é um exame muito caro e é coberto pela maioria dos planos de saúde.

É importante procurar uma boa clínica para realizar o exame, ainda mais se há desconfiança de algo errado. Um bom equipamento e um profissional bem treinado podem fazer diferença entre a visualização ou não de coisas importantes.

Para quem está investigando infertilidade, a ultrassonografia pode ser feita de forma seriada. Nesse caso, várias ultrassonografias são realizadas ao longo do ciclo para avaliar, principalmente, o desenvolvimento endometrial e o ciclo ovariano.

A foto é de uma das minhas ultrassonografias. Parece difícil interpretar, mas não é tão complicado. Em azul está o útero, assim como no desenho. E em amarelo está o endométrio.

Texto: Patrícia Broda Guim para @fertilidadepositiva

Deixe um comentário