Apesar de pouco conhecida no Brasil, a esponja menstrual descartável já existe a mais de 20 anos.
Ela é feita de uma espuma macia e flexível com o objetivo de se adaptar totalmente ao corpo, oferecendo bastante conforto e reduzindo o risco de vazamento. Para a inserção no canal vaginal há o uso de um lubrificante a base d’agua.
Os fabricantes desse tipo de produto o indicam para diversas situações incluindo atividades físicas como natação e para uso durante a relação sexual.
Como ele fica localizado bem perto do colo do útero, um local sem muitas terminações nervosas, a mulher não sente a sua presença durante o uso.
Há estudos ginecológicos que demonstram o uso seguro do produto. O material é descartável (infelizmente não é ecofriendly nesse sentido), vem embalado um a um e é estéril, o que garante que não haja contaminação.
Algumas marcas garantem serem isentas de produtos químicos nocivos. A chance de causar irritações na mucosa vaginal é pequena.
Você já a encontrou disponível para compra no Brasil? Você já usou esse tipo de esponja? Se usou, me conta a sua experiencia? Se não usou, você usaria?
Texto: Patrícia Broda Guim para @fertilidadepositiva