O teste de urina caseiro para progesterona é um teste relativamente novo, por isso ainda não é fácil de ser encontrado e seu preço não é tão acessível, mas pode ser uma ferramenta válida para quem quer acompanhar o ciclo um pouco mais de perto.

Ele poderá dar pistas sobre quando a sua ovulação ocorreu, já que a progesterona sobe após a ovulação, além de te dar informações sobre uma possível baixa produção de progesterona, deficiência importante principalmente para quem planeja uma gestação.
Diferentemente do teste de LH que dá positivo antes da ovulação ocorrer, o teste de progesterona positiva após ela ter ocorrido.
Cerca de 12% das mulheres não expelem progesterona na urina em concentrações que esse tipo de teste é capaz de detectar, então isso deve ser levado em consideração.
A mulher deverá fazer um teste de “controle” antes da ovulação ocorrer, que dará negativo e que você utilizará como base. Após observar o muco, a temperatura ou qualquer outro sinal (pode até ser o teste de LH) que indique que a ovulação ocorreu, deverá recomeçar com os testes de progesterona.
O teste foi desenvolvido para positivar após 5 dias da ovulação ter ocorrido. O teste é positivo quando aparece apenas uma linha. Você deve comparar os testes que fizer, usando o teste de controle como base, e verá a linha clarear até desaparecer completamente.
Algumas mulheres relatam que essa linha não desaparece completamente, mas fica quase imperceptível. O teste, nesse caso, também poderá ser considerado positivo se você tiver outros sinais que colaborem com essa análise.
Atenção: Eu acho a interpretação desse teste particularmente confusa, pois enquanto o LH positiva quando a linha aparece forte, o teste de gravidez também é positivo quando a linha aparece, o teste de progesterona é positivo quando a linha não aparece.
Texto: Patrícia Broda Guim para @fertilidadepositiva