A esponja anticoncepcional é uma esponja pequena e macia que a mulher insere no canal vaginal antes da relação sexual. A esponja cobre o colo do útero impedindo a passagem dos espermatozoides e além disso contém espermicida para ajudar a prevenir a gravidez.
A esponja pode ser usada sozinha ou combinada com preservativo, conferindo uma proteção extra não só em relação a gravidez, mas também no que concerne as infecções sexualmente transmissíveis. Geralmente o parceiro não é capaz de sentir a presença da esponja.
A eficácia em uso perfeito para as mulheres que não tiveram filhos, é cerca de 91%. Já para as que já são mães a esponja é 80% eficaz. No seu uso típico ela atinge 88% de eficácia para as mulheres sem filhos e 76% para as que já os possuem. Não é indicado o uso durante o período menstrual.
A esponja anticoncepcional começa a funcionar assim que você ativa o espermicida com água e a insere no canal vaginal. Ela pode ser inserida até 24 horas antes do sexo. E uma vez que a esponja está no lugar, você poderá ter relações sexuais quantas vezes quiser nas próximas 24 horas sem substituí-la.
A espoja deve permanecer no lugar por pelo menos 6 horas após o sexo, mas não deixe a esponja dentro da vagina por mais de 30 horas no total. (Isso significa que você pode fazer sexo com segurança por até 24 horas após colocar a esponja e ainda deixá-lo nas 6 horas necessárias após o sexo.)
Fonte: https://www.plannedparenthood.org/learn/birth-control/birth-control-sponge/how-effective-sponge
Texto: Patrícia Broda Guim para @fertilidadepositiva
#fertilidadepositiva#fertilidadedescomplicada#esponjacontraceptiva#contraceptivo#contracepção#contracepçãonãohormonal#contracepcaonatural#ciclomenstrual#ciclomenstrualconsciente#espermicida#percepçãodafertilidade