Síndrome do Ovário Policístico

A Síndrome do Ovário Policístico, também conhecida como SOP, é um distúrbio hormonal que tem como uma das principais características levar à formação de múltiplos cistos nos ovários. Ela também tem como apresentações comuns a menstruação irregular e a alta produção de testosterona. Aumento de pelos, ganho de peso e acne também são manifestações comuns para quem tem a doença.

Em casos mais graves e não tratados a doença pode contribuir para o desenvolvimento de diabetes, doenças cardiovasculares e infertilidade, além do câncer do endométrio.

Para realizar o diagnóstico é necessário fazer uma avaliação clínica em conjunto com alguns exames, como por exemplo a ultrassonografia e exames laboratoriais. A ultrassonografia deve ser feita entre o terceiro e o quinto dia do ciclo menstrual. Mulheres sob o efeito da pílula não conseguem avaliar adequadamente o quadro já que ela mascara os resultados dos exames.

E já deixo aqui a polêmica: Para alguns casos alguns medicamentos podem ser indicados, mas pílula anticoncepcional não trata SOP. E apenas o exame de imagem com múltiplos folículos também não pode ser a única fonte de informação para o diagnóstico.

A causa da SOP ainda não é totalmente esclarecida. Mas estudos indicam uma ligação entre a doença e a resistência a insulina no organismo.Tanto para a prevenção quanto para o tratamento o indicado é dieta saudável, exercício físico e vida equilibrada. Se você possui a doença o mais indicado é procurar uma equipe multidisciplinar para te acompanhar, endocrinologistas e nutricionistas, são essenciais nesse processo.

Texto: Patrícia Broda Guim para @fertilidadepositiva

Deixe um comentário