Após o rompimento do folículo e consequente ovulação, surge o corpo lúteo que dá o nome a essa fase. A fase lútea do ciclo é relativamente constante em todas as mulheres, com duração média de 14 dias, independentemente do número total de dias do ciclo. Durante esse período podemos ver temperaturas basais mais elevadas, decorrentes do aumento da progesterona no organismo.
Ao passo que fases lúteas menores do que 9 dias precisam ser investigadas por um profissional da saúde, fases lúteas maiores que 18 dias indicam uma gestação. Apesar de existirem outras causas para fase lútea prolongada, como um cisto de corpo lúteo, elas são investigadas apenas se a gestação for descartada.
Observação: Fases lúteas podem ser consideradas normais se tiverem pelo menos 9 dias (de acordo com o método FEMM). Esse número mínimo difere do número indicado pelos médicos, pois por mais que métodos de Percepção da Fertilidade forneçam excelentes indicativos de quando foi a ovulação, eles não são capazes de defini-la com exatidão, então é necessário adotar uma margem de erro. Para os médicos, quando detectada a ovulação por meio de ultrassonografia a fase lútea é considerada normal se estiver entre 11 e 17 dias. Se a mulher observar ciclos fora desse padrão, é indicado buscar avaliação profissional.
Texto: Patrícia Broda Guim para @fertilidadepositiva
#fertilidadepositiva#fertilidadedescomplicada#percepçãodafertilidade#fertilidadefeminina#faselutea#faseluteacurta#tentantes#ciclomenstrual#ciclomenstrualconsciente#ovulação#autoconhecimento#empoderamentofeminino#infertilidade#deficiencialutea#gravidez#aborto