O estresse é um dos maiores responsáveis pelas alterações nos ciclos menstruais. Qualquer tipo de estresse pode modificar o ciclo menstrual e essa alteração pode ser desde um atraso para ovular (ovulação tardia) até ciclos anovulatórios. Quando quadro de estresse é resolvido a mulher volta a ovular normalmente. É por isso que muitas vezes a nossa menstruação “atrasa” perto de momentos como viagens, provas, mudanças, mas no ciclo seguinte volta ao padrão normal.
Podemos dividir o estresse entre estresse pontual – por exemplo uma viagem ou a perda de um ente querido. E estresse contínuo como o desempenho de uma profissão com horários irregulares ou estado depressivo.
No primeiro caso a ovulação pode a atrasar naquele ciclo ou afetar dois ou três ciclos e em seguida voltar para o padrão regular. Quando o estresse é contínuo o ciclo menstrual sofre alteração por muitos meses ou anos. Geralmente isso é uma causa de infertilidade pouco pesquisada pelos médicos apesar de muito significativa para a mulher.
Fatores estressores pontuais muitas vezes conseguem ser vistos em gráficos de métodos de Percepção da Fertilidade. Isso dá um alívio para a mulher, pois ela percebe que não está com a menstruação atrasada, mas sim que a sua ovulação atrasou ou não ocorreu, e mais, ela sabe o motivo! É muito poderoso, não é?
Texto: Patrícia Broda Guim para @fertilidadepositiva