O Outubro Rosa tem um papel importantíssimo de conscientização acerca do câncer de mama. Mas o convite de hoje é ir um pouco mais além. O que o autoconhecimento pode fazer por nós em relação ao nosso corpo?
Conhecer o próprio seio, o ciclo menstrual e reconhecer nosso feminino é algo que na correria do dia a dia deixamos para trás, não é mesmo? E, apesar de exames serem muito importantes e da medicina salvar vidas, a nossa saúde começa por nós.
Se observar no espelho e perceber algo que antes não estava lá – talvez uma mudança no tom da pele ou uma secreção – sentir desconforto, mesmo que leve ou um nódulo persistente que antes você não tinha são sinais de alerta. O nosso corpo fala, mas precisamos ouvir o que ele nos diz.
Apesar de Outubro ser o mês em que a internet não dos deixa esquecer a importância do câncer de mama, lembre-se da sua saúde em Novembro, Dezembro, Janeiro, Fevereiro. O re(conhecimento) do nosso corpo é uma constante, não uma pontualidade.
O diagnóstico precoce e o tratamento rápido tem papel importante no controle e superação da doença. Se algo não parece certo, vá atrás de respostas.
A inspiração para esse texto surgiu de Heloisa e Solange minhas tias que venceram o câncer de mama. Mas poderia ter sido a Maria, a Amanda, a Mariana, eu ou você.
Texto de Patricia Broda Guim @fertilidadepositiva