O disco se parece um pouco com um diafragma, mas também lembra um coletor menstrual de formato diferente. Ele pode vir em duas versões, a descartável ou a reutilizável. A foto do post é de um reutilizável. Os reutilizáveis são feitos de silicone, o mesmo material dos coletores.
Quais as vantagens do disco?
1. Por ele ser mais “achatado” é possível ter relações sexuais durante o uso, algo que não é possível com o coletor.
2. O disco é uma boa opção para mulheres com o colo baixo e que tem dificuldades em usar o coletor.
3. Para quem não quer a opção do reutilizável é possível comprar o descartável.
4. A capacidade de retenção do sangue é geralmente maior do que a dos coletores (60ml do disco X 30 ml do coletor), o que pode se uma boa para mulheres com fluxos mais intensos.
5. A inserção no canal vaginal geralmente é mais fácil do que a do coletor.
Quais as desvantagens?
1. Quem tem o colo do útero muito alto pode ter dificuldade para posicionar o disco corretamente e também pode ter dificuldade para retirá-lo. Para evitar esse tipo de problema alguns tem uma cordinha, como o da imagem.
2. Não existem tantos fabricantes de discos como existem de coletor, então não há uma variedade grande para escolhermos.
3. Os modelos descartáveis obviamente não são sustentáveis.
A higienização do disco é a mesma do coletor e tempo de durabilidade também é equivalente.
Atenção: Apesar do disco menstrual se parecer com um diafragma ele não pode ser usado como método contraceptivo pois não há nada que comprove a sua eficácia.
Você já usou ou tem vontade de usar um disco menstrual? Me conta a sua experiência! Se você tem alguma dúvida é só deixar nos comentários.
Texto: Patrícia Broda Guim para @fertilidadepositiva