Usar? Não usar? Qual usar?
A primeira dica é: USE!
Uma boa lubrificação evita fissuras e reduzir o a incidência de fissuras significa que há uma chance menor de infeções.
Outro ponto importante é que a maioria de nós utiliza contraceptivos hormonais, que por sua vez diminuem a lubrificação natural de muitas mulheres. Nessa situação, o uso de lubrificante proporcionará uma relação se.xual mais prazerosa.
O terceiro ponto é que a integridade do uso de preservativo depende diretamente da lubrificação. Relações se.xuais com pouca lubrificação podem aumentar as chances de rompimento do preservativo.
Por outro lado, é importante saber qual lubrificante usar se você usará camisinha. A maioria das camisinhas do mercado são compatíveis apenas com lubrificantes a base de água. Isso quer dizer que se você é #evitante, qualquer óleo deve ficar de fora dessa equação, ok?
Para as #tentantes é bacana utilizar lubrificantes “amigos”. Alguns lubrificantes podem atrapalhar os espermatozoides em seu caminho até o óvulo. Sobre o atualmente amado óleo de coco, eu pesquisei e achei fontes dizendo que não há problema e outras dizendo que não é aconselhável, mas não achei nenhum estudo científico que demonstre que é uma boa alternativa para as tentantes, dito isso, eu procuraria produtos que foram de fato testados para essa finalidade.
Texto: Patrícia Broda Guim para @fertilidadepositiva