Método Contraceptivo: Camisinha Peniana

Vamos falar de mais um método contraceptivo?

Apesar da camisinha pe.niana não ser tão eficiente como contraceptivo como o DIU ou a pílula, é o único método (junto com a camisinha interna, também conhecida como feminina) que protege em relação as IST´s – Infecções Se.x.ualmente Transmissíveis.

A taxa de falha ao ano como contraceptivo é de 21 em cada 100 para o uso típico ou 2-5 em cada 100 para o uso perfeito.

O uso típico é quando o método não é usado da forma adequada, como por exemplo não é colocado desde o início da relação se.x.ual, quando não é desenrolado até a base do pê.nis, ou quando é utilizado um lubrificante inadequado, por exemplo. O uso perfeito é a utilização seguindo todas as orientações, e sim, mesmo assim pode falhar.

É importante lembrar que não se deve reutilizar o preservativo e nem utilizar duas camisinhas (penianas ou uma peniana e uma interna) ao mesmo tempo, pois isso diminui a eficácia do método.

Atualmente existem diversas marcas no mercado, entre elas as com e sem látex (ideal para quem tem alergia), as teens as de tamanho maior, as com sabor, gente, tem até a que brilha no escuro! Tem para todo gosto, literalmente! Hahahaha

É importante lembrar que a maioria dos modelos não é compatível com o uso de óleos como lubrificante, pois isso pode danificar a camisinha, aumentando a chance de rompimento.

Você tem alguma marca ou modelo preferido? Alguma vez já passou aperto por causa da camisinha? Me conte aqui nos comentários.

Texto: Patrícia Broda Guim para @fertilidadepositiva

Deixe um comentário