Data provável de parto não é data de validade.

A data provável de parto (DPP) é quando a mulher completa 40 semanas de gestação. Ela NÃO É a data mais provável para o bebê nascer como o nome sugere, na verdade, menos de 5% dos bebês nascem exatamente na data prevista.

Primeiro vamos falar sobre o que é a data provável do parto?

1- Geralmente esse cálculo é feito com base na data da última menstruação (DUM). E se esse for o caso, vocês que acompanham o meu conteúdo já estão cansadas de saber que previsões feitas com base na data da última menstruação muitas vezes estão erradas, né? E isso vale até para a DPP. (Fazer o cálculo usando Percepção da Fertilidade é possível e mais preciso).
2- Muitas mulheres no Brasil tem acesso à ultrasonografia ainda nas primeiras semanas de gestação e por meio dela é possível estabelecer a DPP.

A questão é que apenas METADE das mulheres dará a luz até a DPP, a outra metade dará a luz após essa data e isso não é um problema. O problema é que as gestantes entendem errado o que é a DPP e muitos médicos se aproveitam disso para marcar cesárias desnecessárias e aterrorizar as gestantes com o famoso “passou do prazo”.

A DPP NÃO é a data limite para o bebê nascer, como eu disse, 50% dos bebês nascerão depois dessa data!!!

Passar da DPP NÃO aumenta os riscos para a gestação (até pelo menos 42 semanas).

Passar da DPP NÃO é indicação de cesariana! E se passar de 42 semanas ainda não é indicação de cesariana, pode-se optar pela indução (foi o que eu fiz, veja meu relato de parto no IGVT).

Além disso, em muitos casos a DPP calculada pela DUM está errada, pois se a sua ovulação atrasou 4 ou 5 dias (o que é absolutamente comum) fazer o cálculo dará erro do mesmo número de dias. Sendo assim, colocar uma data de validade no bebê com base em um cálculo que muitas vezes está incorreto é algo que precisamos tomar cuidado.

Você já sabia disso? Marque aquela amiga gestante que você acha que se interessaria por essa informação.

Texto: Patricia Broda Guim para @fertilidadepositiva

Deixe um comentário