Contraceptivo de Emergência também conhecido como Pílula do Dia Seguinte.
A pílula do dia seguinte é um contraceptivo de emergência, apesar do uso frequente não ser perigoso, o indicado é que seja usado em momentos em que não houve outra forma de prevenção e há risco de uma gravidez indesejada.
A pílula do dia seguinte pode ser usada quando há falha dos métodos de barreira como as camisinhas e o diafragma, ou quando a mulher não tomou o anticoncepcional pelos últimos 3 dias.
O medicamento é vendido sem receita médica e custa cerca de 30 reais e é também distribuido pelo SUS. Há a opção de dose única ou de dois comprimidos que devem ser ingeridos com intervalo de 12 horas.
A mulher deve tomar o contraceptivo de emergência mais próximo possível da relação sexual, porém o prazo máximo para o seu uso é de 5 dias. Quanto mais cedo tomar, maior a eficácia, podendo chegar até mais de 94%.
É importante dizer que não há evidência científica que indique que o medicamento seja abortivo, inclusive o hormônio contido nele é o mesmo de muitos outros anticoncepcionais, e a sua forma de ação também é a mesma de outros anticoncepcionais, impedindo a ovulação de acontecer.
Você já tomou a Pílula do Dia Seguinte? Eu já!
Texto: Patricia Broda Guim para @fertilidadepositiva