Gráfico Ovulatório e Gráfico Anovulatório.

Hoje temos dois exemplos de gráficos do livro Fertilidade Positiva para ilustrar a diferença de um ciclo ovulatório de um #anovulatório (sem ovulação).

Muitas mulheres (e profissionais da saúde) acham que a presença de sangue ao final de um ciclo é um sinal de #ovulação. Você também achava isso? Mas a verdade é que não é bem assim. É totalmente possível ter um ciclo de duração normal, mas a ovulação não ocorrer.

Apenas pelo sangue não podemos distinguir se o ciclo foi ovulatório ou não, para fazermos isso precisaríamos fazer várias ultrasonografias durante o ciclo, o que não é viável no dia a dia, ou fazer um gráfico analisando as ferramentas como muco cervical, colo do útero, temperatura basal e testes de LH.

Na imagem vocês podem ver 3 principais características.
1. Não há mudança de patamar na temperatura basal.
2. Não indentificamos o pico do muco.
3. O colo do útero não apresenta uma mudança significativa.

A ovulação é sinal de saúde e não ovular com regularidade demostra que há um desequilibrio no organismo. Principalmente para quem deseja engravidar isso representa uma diminuição nas chances de sucesso.

Se você gostaria de preencher um gráfico como esse faça o dowload gratuito no site da @editoramatrescencia. No livro Fertilidade Positiva você aprende o passo a passo do preenchimento e de como fazer suas observações e interpretações.

Quer discutir gráficos reais e entender melhor como isso funciona? Entre no nosso Telegram!

Texto: Patrícia Broda Guim para @fertilidadepositiva

Deixe um comentário