Você conhece os diferentes tipos de secreção e sabe diferenciá-los?
Nem toda secreção é um problema. MUITAS pessoas acreditam que não é normal ter secreção vaginal, mas isso é um equívoco. Vários tipos de secreções são normais e saudáveis.
Observando as secreções você pode não só identificar seu período fértil (por meio do muco cervical), como avaliar a sua saúde reprodutiva geral quando consegue perceber uma secreção inflamatória.
Enquanto algumas mulheres “tratam problemas que não existem” como um corrimento que na verdade é muco cervical, lubrificação ou descamação vaginal, outras podem ficar sem tratamento por não perceberem que tem uma infecção. É interessante acompanhar as características dessas secreções para saber se há ou não necessidade de procurar ajuda profissional e tratar um problema de saúde.
Para a Percepção da Fertilidade, por exemplo, é importante saber diferenciar os tipos de secreção para não confundir o muco cervical com uma descamação vaginal, pois isso pode causar erros de interpretação no gráfico.
As mulheres que tomam pílula geralmente produzem menos secreções por conta das alterações hormonais artificiais provocadas por ela. Ao pararem o anticoncepcional algumas mulheres se assustam e outras ficam contentes com a volta da produção de muco e lubrificação.
Você tem certeza do que observa ao longo do seu ciclo menstrual? Já foi capaz de perceber por meio das secreções “que algo de errado não está certo”? Você usa esse tipo de observação como uma maneira de checar a sua saúde ou de acompanhar o seu ciclo?
Obs: Listei aqui algumas das secreções que você pode observar e como geralmente elas se apresentam. Em breve colocarei mais um quadro, não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhum post.
Texto: Patricia Broda Guim para @fertilidadepositiva