Todo dia chegam dúvidas a respeito da produção do muco cervical e hoje resolvi trazer esse assunto.
Nem sempre é fácil observar o muco, muitas vezes não temos aquele muco evidente. Às vezes a quantidade é pouca, às vezes nem o enxergamos. E o que podemos fazer a respeito? O que influencia a produção de muco?
A primeira delas é a variação hormonal. O muco muda ao longo do ciclo menstrual de acordo com os hormônios presentes naquele momento. Sendo assim, quando há algum desequilibrio hormonal o muco reflete o problema.
A segunda questão é a idade. Geralmente com o passar dos anos vamos produzindo cada vez menos muco e isso está intimamente ligado à desaceleração hormonal quando nos aproximamos da menopausa, por exemplo.
Outro fator importante é o peso, mulheres muito abaixo ou muito acima da faixa de peso ideal tendem a apresentar mais dificuldade em obervar o muco cervical.
O último quesito e mais fácil de você contornar é a ingestão de água! O muco é composto por água. Mulheres que não conseguem observar o muco devem avaliar a sua quantidade de ingesta de água. Aumentar a ingestão de líquidos ajuda na produção do muco cervical.
Você já sabia disso? Já notou a redução ou aumento da produção do muco cervical?
Texto: Patrícia Broda Guim para @fertilidadepositiva