Colo do Útero – Como interpretar?

Além de produzir o tão precioso e relevante muco cervical, a posição do colo e o seu aspecto também nos dá dicas sobre qual fase do ciclo menstrual estamos.

Na maior parte do tempo o colo do útero fica fechado, mas durante o período fértil ele se abre, facilitando a passagem dos espermatozoides para dentro da cavidade uterina.

Ademais, a sua posição também sofre alteração. Quando não estamos férteis, o colo do útero tende a ficar mais baixo. Já quando estamos perto de ovular, o colo do útero fica mais alto, talvez para permitir uma relação sexual mais prazerosa, aumentando a profundidade do canal vaginal.

O terceiro aspecto é a textura do colo, quanto mais macio, geralmente mais perto do período fértil a mulher está. Você pode fazer essa observação inserindo um ou dois dedos no canal vaginal para avaliar a altura, abertura e textura.

Como a natureza é sábia, ela faz com o que o colo também passe por mudanças ao longo do ciclo, facilitando a concepção. E isso tem influência hormonal! Viu com tudo é interligado?

Utilize a tabela para avaliar os aspectos do colo do útero para analisar o seu ciclo, não esqueça de anotar no gráfico (disponível para download no link da bio), pois a progressão e a regressão é que indicam que realmente o período fértil pode ter sido identificado adequadamente. Lembre também de utilizar outras ferramentas (muco, temperatura basal, teste de LH) para colaborar com a sua avaliação do colo.

Texto: Patricia Broda Guim para @fertilidadepositiva

Deixe um comentário