Verdadeiro ou Falso – A pílula anticoncepcional

A primeira coisa que precisamos entender é que não é a pílula que diminui as chances de gestação, mas sim o passar dos anos. Imagine o seguinte cenário… uma mulher que começou a tomar a pílula com 20 anos e parou de tomar aos 35 anos. Ela não tem menor chance de gravidez por ter usado a pílula por 15 anos e sim porque a chance de engravidar com 20 anos é maior do que com 35.

A única situação em que a pílula pode atrapalhar a concepção é logo nos primeiros ciclos após a interrupção, pois eles podem ser irregulares (o que não acontece para todas). Após alguns meses tudo retorna ao normal e as chances são as mesmas de que se a mulher não tivesse tomado a pílula nos anos anteriores.

A alegação do uso da pílula atrasar a menopausa e talvez “preservar” a fertilidade se dá pelo fato de que quando estamos sob o efeito da pílula não ovulamos, porém isso não muda a idade em que entraríamos na menopausa. Diferente do que muita gente acha, nós geralmente não entramos na menopausa pela falta de óvulos, mas sim pelo declínio hormonal como um todo. E as chances de gestação não diminuem apenas por essa causa, mas sim também porque quanto maior a idade menor a qualidade do óvulo.

Falando em qualidade do óvulo vamos ao último ponto. Será que a qualidade do óvulo é afetada pelo uso da pílula? A resposta é não. Ter usado ou não o anticoncepcional não faz diferença.

Gostou da informação? Foi nova para você? Tem alguma dúvida? Então deixe aqui nos comentários.

É importante sabermos o que a pílula pode ou não causar, os seus riscos e benefícios, pois só assim poderemos tomar decisões conscientes. Já falei em outro post sobre a pílula não servir para regular o ciclo ou tratar a síndrome do ovário policístico, por exemplo. Vale a pena se informar antes de utilizar qualquer método contraceptivo.

Texto: Patricia Broda Guim para @fertilidadepositiva

Deixe um comentário