O teste e ovulação é um teste de urina, muito parecido com o teste de gravidez. Ele detecta a quantidade de LH.
Lembra que falamos que o LH é um dos hormônios mais importantes para a ovulação ocorrer? E que o pico acontece ANTES da ovulação? O teste dá positivo quando a quantidade de LH está alta. Dando a dica que a ovulação provavelmente irá ocorrer em breve.
Para que o teste seja considerado positivo, a linha de teste deve ficar mais escura ou igual a linha de controle.
MASSSSSS… Não podemos confiar apenas no teste de LH para evitar ou planejar uma gravidez.
O teste de LH mede a quantidade de hormônio, essa quantidade de hormônio, apesar de funcionar para a maioria, não é a mesma para todas as mulheres. Ou seja, a mulher pode ovular e não ter tido um teste positivo. Ou, a mulher pode ter vários testes positivos ao longo de um ciclo e não ovular. Quem tem Síndrome do Ovário Policístico enfrenta essa dificuldade.
E para que serve o teste então? Ele serve para corroborar com os outros sinais (muco e temperatura) e identificar a possível ovulação.
Essa tabela (que você encontra no meu livro Fertilidade Positiva) e as fotos e imagens nas próximas páginas irão te ajudar a entender como interpretar os testes.
Esses testes não são muito caros, mas se a mulher usar 10 testes no mês, isso pode pesar no orçamento. Caso a mulher faça o acompanhamento do ciclo por meio da temperatura e do muco, ela saberá qual o melhor período para fazer os testes, reduzindo para três ou quatro testes por mês.
Você já fez teste de ovulação? Tem curiosidade? Tem alguma dúvida? Escreva nos comentários.
Obs: A foto é do meu arquivo pessoal, testes que eu fiz na época de tentante.
Texto: Patricia Broda Guim para @fertilidadepositiva


