Útero Retrovertido

Geralmente a posição do útero é constatada por exame de ultrassonografia.
O útero retrovertido nada mais é do que o útero virado para trás. É uma diferença anatômica da posição de como ele fica localizado na nossa pelve.

Ter o útero retrovertido não tem impacto na fertilidade e nem no parto. Mulheres que possuem útero retrovertido tem a mesma chance de engravidar do que as que não tem. Ter o útero retrovertido não é uma indicação de cesariana e nem classifica uma gestação como de alto risco.

O ciclo menstrual não é alterado pela posição do útero, então isso não pode ser a causa de ciclos irregulares, por exemplo.

Uma dificuldade que mulheres com útero retrovertido podem encontrar é na colocação do DIU. Pela posição do útero a inserção pode ser um pouco mais complexa, mas os profissionais são capacitados para esse tipo de situação e ter o útero retrovertido não é impedimento para a utilização do DIU.

Uma curiosidade é que mulheres com útero retrovertido muitas vezes sentem cólicas menstruais na lombar com mais frequência do que as mulheres com úteros na posição habitual.

Se você possui útero retrovertido fique tranquila!

Texto: Patricia Broda Guim para @fertilidadepositiva

Deixe um comentário