Período Fértil ou Fase Ovulatória

É muito importante saber definir o período fértil, tanto para aquelas mulheres que querem engravidar, quanto para as que querem evitar uma gestação.

Diferente do que algumas pessoas pensam, não é possível engravidar ao longo de todo o ciclo. Há uma “janela de oportunidade”. Já que o óvulo sobrevive de 12 a 24h após ser liberado do folículo, porque não consideramos apenas UM dia fértil se essa é de fato a oportunidade que existe para o encontro do óvulo com o espermatozoide?

Por que a maioria dos métodos considera a janela fértil entre 5 e 7 dias?

Vamos lá: Aqui usarei o exemplo em que consideramos período fértil 3 dias antes, o dia do pico de muco cervical e três dias após o pico.

Por que 3 dias antes? Para a contagem dos 3 dias antes do pico do muco levamos em conta o tempo de vida de um espermatozoide. Então um espermatozoide “da segunda-feira” poderá fecundar um óvulo na sexta-feira.

Atenção: Mulheres com objetivo de contracepção devem evitar relações sexuais desprotegidas quando observarem qualquer tipo de muco cervical.

Por que 3 dias depois? A contagem dos 3 dias após o pico de muco cervical, usamos no intuito de garantir que realmente aquele óvulo já tenha se desintegrado.

Os métodos de percepção da fertilidade nos dão uma boa margem de quando foi a ovulação, mas não sabemos exatamente o dia. Então com o objetivo de contracepção adotamos uma margem de segurança, que nesse caso são 3 dias.

Fato é que para quem quer ENGRAVIDAR o ideal é ter relações sexuais nos 3 dias que ANTECEDEM o pico do muco.

Para quem quer EVITAR a gravidez, é seguro ter relações sexuais 3 dias APÓS o pico do muco. Caso o muco volte a progredir, nova contagem deve ser iniciada.

Lembre que é possível usar a temperatura basal como forma de “confirmar” a ovulação e testes de LH também podem dar boas pistas.

Para saber como observar o muco cervical, a temperatura basal, saber mais sobre os testes, eu indico o meu livro Fertilidade Positiva. Nele você encontrará o passo a passo de como identificar o seu perído fértil.

Texto: Patrícia Broda Guim para @fertilidadepositiva

Deixe um comentário