#hojetem

Uma das perguntas mais comuns das tentantes é sobre a frequência de relações sexuais quando se deseja engravidar.

O que define isso é a qualidade e quantidade de espermatozoides produzidos pelo homem. Caso a produção seja normal, o casal pode ter relações sexuais todos os dias se assim desejar. Caso haja algum problema masculino, a maioria dos médicos recomenda dia sim, dia não, ou a cada 2 dias, com o intuito de dar um tempo maior para a maturação dos espermatozoides.

Ter relações sexuais de três a quatro vezes por semana durante todo o ciclo certamente cobrirá o período fértil, no entanto, para os casais tentantes isso acaba virando uma obrigação e deixa de ser prazeroso.

Nesse caso a mulher pode observar os sinais de fertilidade como muco e testes de LH e prever com mais acurácia o período mais propenso para engravidar. Relações sexuais com muita frequência tendem a causar problemas como infecção urinaria ou candidíase, duas queixas muito comuns das tentantes.

De acordo com os estudos, mais de uma relação sexual ao dia não aumenta as chances de gravidez como pode diminuir um pouco as taxas de sucesso.

É importante lembrar que o óvulo dura apenas 24h e que os espermatozoides levam algum tempo até ele. Então as relações sexuais com maior potencial de gravidez são aquelas ANTES da ovulação ocorrer.

Por isso a temperatura basal não é eficiente para saber quando ter relações sexuais (para isso usamos o muco e testes de LH), pois ela vai te confirmar a ovulação depois dela ter ocorrido, sendo assim já tarde para ter relações sexuais com o intuito de engravidar.

Texto: Patricia Guim para @fertilidadepositiva

#tentantes#engravidar#varicocele#gravidez#mucocervical#temperaturabasal#testedeovulacao#periodofertil#ovulo#espermatozoide#coitoprogramado#percepçãodafertilidade#testedelh#fertilidadepositiva#fertilidadedescomplicada

Deixe um comentário